A energia solar é um conceito que perseguimos nos últimos anos, oferecendo aos nossos clientes soluções para enfrentar os altos custos energéticos e proporcionando conforto, além de ajudarmos a diminuir com a implantação da energia solar os danos excessivos ao meio ambiente.
A energia obtida do Sol é convertida em uma energia que podemos usar, por exemplo como eletricidade, para energia térmica, que será usada para aquecer ou resfriar ambientes.
Seja por razões ambientais ou financeiras, as pessoas estão cada vez mais mudando para energia solar. Aqui estão algumas informações úteis para facilitar sua transição.
Energia Solar: Entendendo essa tecnologia
A energia solar é usada principalmente para gerar calor e produzir água quente ou eletricidade. As principais tecnologias renováveis que permitem o aproveitamento da energia dos raios solares são o painel fotovoltaico e o painel solar térmico.
Aqui estão as principais características de cada um e como eles funcionam:
1)Fotovoltaica
O painel fotovoltaico utiliza a radiação solar para produzir eletricidade através de alguns elementos semicondutores estimulados pela luz. Mais especificamente, são células fotovoltaicas feitas de silício que permitem converter a luz solar em eletricidade. Quando a luz atinge materiais semicondutores, os elétrons são canalizados e assim, produzem uma corrente elétrica.
Embora este tipo de sistema de energia solar não opere continuamente, mas apenas durante as horas em que há luz solar, ele pode atender às necessidades de locais isolados pois o sistema possui alta produção de energia solar podendo ser reservada.
2) Térmica
Primeiramente, vale compreender, de forma básica, como é o funcionamento desse sistema de aquecimento, tendo como base os coletores solares e o reservatório térmico de água, também conhecido como boiler.
Os coletores são feitos basicamente de uma caixa e uma superfície absorvedora feita em alumínio, tubos para circulação da água em cobre, isolamento térmico em lã de vidro e por fim uma área externa feito de vidro incolor. Este último tem a função de permitir que os raios solares o atravesse e aqueçam a superfície absorvedora, transmitindo o calor para os tubos de cobre. Por fim o isolamento térmico e caixa de vidro não permitem que a energia absorvida se dissipe na parte traseira do coletor solar.
No final, a água aquecida no coletor é armazenada no reservatório (boiler), que possui o isolamento térmico para evitar a perda de temperatura.
Os sistemas de aquecimento solar podem ser diferenciados em dois tipos: circulação natural e forçada.
Se a instalação for feita do modo adequado, essa circulação acontece de maneira totalmente natural através da gravidade. Essa alternativa é conhecida como circulação natural.
Trata-se da modalidade mais instalada nas residências, justamente pela facilidade e pelo custo-benefício.
Já a instalação do sistema de circulação forçada é realizado com o auxílio de uma motobomba, que faz com que água circule nos coletores solares mesmo que o reservatório térmico esteja abaixo dos mesmos.
Para que o funcionamento seja adequado, é preciso utilizar um sensor de temperatura. Ele é posicionado nas tubulações próximas aos coletores e ao armazenador térmico. Com a ajuda desse equipamento, há o controle do processo de aquecimento, de modo a manter a atuação estável e eficiente.
Energia Solar: As principais vantagens
Em todas as suas aplicações, a energia solar oferece inúmeros benefícios econômicos e garante o respeito ao meio ambiente.
Aqui estão as principais vantagens e desvantagens a serem consideradas antes de instalar um sistema que utiliza energia solar:
1)Sustentabilidade:
A aplicação de sistemas solares permite a geração de energia com baixo impacto ambiental, pois não necessita de matérias-primas fósseis para desencadear processos de combustão, portanto, não libera substâncias nocivas na atmosfera.
2)Recursos infinitos:
Até que o Sol se apague, podemos usar a energia que chega ao nosso planeta à vontade; de fato, a irradiância média que atinge a superfície da Terra é igual a 1000 W para cada metro quadrado de cobertura e está disponível para nós. Quando houver usinas solares com rendimentos que possam explorar 70/80 por cento das necessidades, a energia fotovoltaica será o método mais utilizado para a produção de energia.
3)Diversidade de aplicação:
A energia do Sol pode ser utilizada de diversas formas: com um sistema solar fotovoltaico, que converte a luz direta dos painéis em energia elétrica; com um sistema solar térmico, que permite utilizar o calor dos raios solares para aquecer a água.
4) Custos baixos:
Apesar de um custo de investimento significativo para a instalação de um sistema solar, quem optar por apostar nessa tecnologia verá o custo da conta de luz cair drasticamente, terá a tranquilidade de escolher a energia verde e será capaz de comercializar seu excesso de energia de volta para a rede nacional.
5) Facilidade de desmontagem e reutilização dos compontentes dos painéis fotovoltaicos:
Ao contrário das usinas nucleares cujos resíduos são radioativos e difíceis de armazenar, as usinas solares não geram resíduos. Pelo contrário, até 95% de um único painel pode ser reciclado e, portanto, ter um impacto ambiental superficial.
Concluimos,
A fim de ajudar a transição do mundo para uma economia verde, precisaremos examinar mais profundamente nosso consumo de energia. Uma das melhores maneiras de fazer isso é entender os benefícios ambientais e financeiros da mudança para a energia solar.
A melhor maneira de se preparar para uma transição é descobrir quais opções estão disponíveis para você, nós do ARMAZÉM DO SOL teremos o prazer em auxiliar você neste projeto.
- Conheça nosso site de vendas:
https://armazemdosol.mercadoshops.com.br/
- ou pelos nossos contatos:
Fone: (19) 3831-4949
Email: armazemdosol@armazemdosol.com.br
WhatsApp: (19) 99100-7098