FAQ
GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA
Depende do tamanho do sistema adquirido pelo cliente. Sistemas residenciais normalmente são instalados entre 1 a 3 dias. Contudo, a utilização do sistema está condicionada à liberação da concessionária após aprovação do projeto e inspeção da instalação no local. Os prazos para essa liberação dependem de vários fatores e são regidos pela ANEEL.
Normalmente, o custo de instalação de um sistema fotovoltaico se paga entre 4 a 6 anos, dependendo da região, incidência de raios solares e gastos do cliente com energia. Levando em conta a durabilidade do sistema (25 a 30 anos) e os constantes aumentos das tarifas de energia elétrica, o retorno do investimento pode ser ainda mais rápido.
Sim, os painéis são projetados para aguentar chuvas torrenciais, vendavais ou tempestades com precipitação de granizo.
O inversor produz baixo ruído. Depende do ambiente e da sensibilidade à barulho de cada indivíduo. Normalmente o inversor é instalado em local onde não há movimentação de pessoas constantemente.
A energia produzida pelas placas fotovoltaicas está ligada ao quadro de luz. Portanto, produz energia para a casa inteira e não apenas para um determinado tipo de eletrodoméstico. Contudo, pode ser projetado para atender à demanda de determinados equipamentos como ar condicionado, geladeiras, secadoras e outros.
As placas fotovoltaicas só produzem energia durante o dia. Portanto, se você gasta menos energia do que consome durante o dia, esse superávit é usado para bancar seu consumo de energia no período noturno.
Infelizmente não. As distribuidoras de energia cobram uma tarifa mínima referente à distribuição, ligação de rede, taxa de iluminação pública (municipal), etc. Porém, a economia nas contas de luz pode chegar a 95%.
Não. Todo o excedente produzido pelo sistema fotovoltaico será revertido em crédito para o consumidor. Esses créditos têm validade de 60 meses.
Sim. O sistema se desconectará automaticamente da rede pública, isolando os equipamentos para evitar danos. A energia só não faltará se seu sistema estiver equipado com um backup (baterias), que manteria a energia da casa por algumas horas. Porém, isso ainda é um investimento considerado muito alto!
A vantagem é que, caso você produza mais energia do que consome, além de não pagar a multa por excesso de consumo, ainda continuará recebendo os créditos.
Tranquilamente uns 25 anos ou mais. Depois de aproximadamente 10 anos começa a haver uma perda de eficiência anual, em torno de 0,7% ao ano. Sendo assim, após 25 anos em operação, seu sistema sofrerá uma queda em torno de 20% na conversão de luz solar em energia elétrica.
Muito pelo contrário. A manutenção é praticamente zero. Basta, vez por outra, passar um pano úmido para limpar as placas. Mesmo assim, só se estiverem muito sujas e comecem a perder eficiência.
O próprio Armazém do Sol dispõem de equipes especializadas em limpeza e manutenção de sistemas se energia solar ou fotovoltaica. A limpeza das placas só se faz necessária de houver uma estiagem muito prolongada, já que a chuva limpa naturalmente as placas.
Essa interligação é providenciada pelo Armazém do Sol, inclusive a autorização junto à distribuidora de energia elétrica. Também garantimos que todo o sistema foi instalado de acordo com a legislação e normas de segurança vigentes.
Sim. Dependendo do modelo de inversor fotovoltaico, há a opção de conectá-lo à internet, permitindo, em tempo real, observar a produção de energia