Possuir um aquecimento solar para piscina pode garantir momentos agradáveis o ano inteiro na sua utilização. Mas é preciso entender os principais aspectos desse sistema para escolher o melhor para sua piscina.
Dentre os sistemas disponíveis hoje no mercado para elevar a temperatura da água de piscinas, indicamos também o aquecedor solar, pois se trata de uma solução renovável e proporciona economia na conta de luz.
Apesar da resposta favorável, vamos falar hoje exatamente dela. Vamos explicar o porquê de aquecer a piscina aproveitando os raios do sol.
Como funciona o aquecimento solar de piscina?
O aquecedor solar para piscina é um equipamento composto, basicamente, de coletores solares em polímero, motobombas e controlador de temperatura. Sua principal função é captar a luz do sol, e por meio de um sistema de tubos, aquecer a água da piscina.
O calor captado pelos coletores solares é transferido pela tubulação com o acionamento da motobomba, com o auxilio do controlador de temperatura.
Dentro desse sistema a bomba para piscina tem grande importância. Ela faz a circulação da água de acordo com a capacidade do sistema de aquecimento.
A água circula nos coletores solares e retorna à piscina por meio de uma tubulação separada. A água mais quente se mistura com a água fria da piscina, elevando gradualmente (de acordo com a incidência solar) a temperatura geral da água na piscina.
Kit de aquecimento solar
Você viu que o sistema de aquecimento solar de piscina tem alguns componentes básicos. É necessário conhecê-los (além de outros acessórios), pois influenciam diretamente no custo do investimento que você fará. Listaremos abaixo alguns dos componentes principais.
1 – Coletor Solar
Os coletores solares servem para absorver a radiação solar. Elas são produzidas a partir de um
material especial (polímero), que consegue reter boa parte dos raios solares.
Um ponto fundamental é saber quantos coletores são necessários, para tal, é necessário as informações do tamanho da piscina, para dimensionamento da área que eles vão ocupar.
Posição do coletor – a placa deve ser posicionada na direção de maior incidência do sol, considerando as peculiaridades de cada região.
Inclinação do coletor – também é outra referência que depende de sua posição geográfica. No entanto, é essencial para captar o máximo da
radiação solar.
2 – Motobomba
A bomba de água precisa ter boa potência para fazer circular a água do sistema de aquecimento de piscina.
Na prática, quanto maior o número de coletores, mais potência a motobomba precisa possuir.
O controlador de temperatura é frequentemente utilizado para ajustar a temperatura
desejada da piscina.
Isso permite que a bomba seja acionada durante o dia para a circulação da água da piscina nos coletores solares, por meio deste diferencial de temperatura.
Como funciona a manutenção desse sistema?
O aquecimento solar de piscina não apresenta muitos problemas. Isso significa que o custo de manutenção é baixo. Na verdade, você só precisa fazer verificações periódicas para observar o estado dos coletores e das tubulações.
De maneira geral, pequenos vazamentos podem surgir, e a troca de alguns componentes resolvem o problema.
Se os coletores estiverem rodeados de árvores, por exemplo, a poda das copas vai ser atividade frequente, para evitar sombreamento. Da mesma forma, é preciso conferir corriqueiramente a situação da alvenaria, telhados, etc.
Os cuidados com o aquecimento contribuem para ter a piscina aquecida o ano inteiro.
Onde pode ser instalado o aquecimento solar de piscina?
- Piscinas de uso doméstico;
- Piscinas de uso comercial, tais como academias, clubes, hotéis e pousadas;
- Piscinas para fins terapêuticos, como clínicas de fisioterapia e institutos.
Dicas para manter a piscina aquecida durante o ano
Manter a piscina com água aquecida durante o ano inteiro não é fácil, principalmente no inverno devido a baixa incidência solar.
Contudo, algumas medidas permitem que você tenha a piscina com aquecimento mais efetivo:
- Você pode usar uma capa térmica para piscina. Esse acessório conserva o calor da água para os períodos noturnos, por exemplo.
- É possível adotar um sistema auxiliar de aquecimento. Você pode ter um aquecedor solar e um elétrico, ou vice-versa. Dessa forma, se precisar parar um deles, o outro continua mantendo a temperatura da água agradável.
- Utilize dispositivos como as bombas de calor, que podem ser ligadas naqueles períodos de menor incidência do sol.
- Regularmente faça o controle dos níveis de cloro e pH. Isso possibilita que a água se aqueça no ritmo normal.
É assim que você vai aproveitar os benefícios de ter um aquecimento solar de piscina o ano todo.
Se você tem alguma dúvida sobre como aquecer a sua piscina ou qualquer outra dúvida, entre em contato com a gente!
- Conheça nosso site de vendas:
https://armazemdosol.mercadoshops.com.br/
- ou pelos nossos contatos:
Fone: (19) 3831-4949
Email: armazemdosol@armazemdosol.com.br
WhatsApp: (19) 99100-7098