FAQ

Aquecimento de piscinas

Para que além dos meses de verão, você também possa usufruir desse conforto nos meses de outono e inverno. A piscina é um investimento muito caro para ficar inativo por 5 ou 6 meses! E lembre-se, mesmo com as temperaturas baixas, é extremamente relaxante e agradável ficar imerso em água aquecida. Já para quem pratica natação, é uma excelente oportunidade de não interromper os treinos, mesmo durante o inverno!

Uma casa com uma piscina aquecida, certamente terá maior valor no mercado imobiliário. Também é um atrativo a mais na hora de alugar seu imóvel. Sem falar que o sistema de aquecimento de uma piscina tem baixo custo de operação.

Todos os sistemas de aquecimento de piscina, sejam eles a gás (natural ou GLP), troca de calor ou painéis solares, são excelentes alternativas para manter sua piscina na temperatura ideal durante o ano todo. Todos os sistemas apresentam características diferentes, com suas respectivas vantagens. O melhor então, antes de instalar um aquecedor para sua piscina, é consultar o Armazém do Sol, que vai indicar qual o melhor equipamento para sua casa.

Se seu sistema de aquecimento possuir capa térmica, terá água quente por muito mais tempo, mesmo em períodos noturnos. Já no sistemas de trocador de calor e a gás, noite ou dia não faz diferença!

Uma piscina aquecida exige um pouco mais de cuidado, principalmente em relação ao controle do pH e também na utilização do cloro. Isso porque as temperaturas mais altas podem favorecer o surgimento e o incremento de algas e bactérias dentro d’água. 

O PH, por exemplo, deve ser medido diariamente, para evitar que fique acima de 7.6. O cloro também evapora mais na água quente e, portanto, deve ser reposto com maior frequência.

Depois de 1 hora da aplicação do cloro, a piscina pode ser liberada para uso.

Como o cloro é volátil na presença do sol ou em piscinas aquecidas, ele vai evaporar. Portanto, recomenda-se a aplicação no fim da tarde ou à noite.

É o hipoclorito de cálcio.

Por ter a água mais quente, é normal que o nível de suor dos banhistas aumente em uma piscina aquecida. Isso faz com que haja um acúmulo maior de gordura nas bordas. Assim sendo, a limpeza constante desse espaço é recomendada, para evitará que a gordura se transforme em “encardido”, dificultando a remoção posteriormente.

Embora não seja aquecida a ponto de entrar em ebulição, uma piscina aquecida atinge temperaturas que contribuem, sim, para o aumento da evaporação. Com isso, o esvaziamento torna-se mais rápido do que o que ocorre nas piscinas tradicionais. Uma boa alternativa para reduzir esse problema é cobrir a piscina aquecida com uma lona ou capa.